domingo, 10 de abril de 2011

BELLE ÉPOQUE

    Revi também  o filme "A idade da inocência" e daí derivou outro tema que sempre me fascinou: aquele inacreditável e encantador período da vida social e cultural da Europa, final do século XIX, início do século XX. A riqueza é tanta que meramente tocá-lo, em qualquer ponto é tocar a plena beleza (toda a pintura impressionista retrata essa época). Um expoente literário desse período é EDITH WORTHON, autora do romance homônimo (The age of innocence)  do qual resultou o filme. O incrível foi que, desse período de riqueza, tranquilidade e tantas manifestações artísticas extraordinárias, eclodiu a primeira guerra mundial, que, somando-se à segunda grande guerra (que os historiadores chamam de última batalha da primeira) produziria o mais devastador abalo que sofreu a civilização ocidental.
    Deter-se nas manifestações artísticas dessa época, é entrar em contato com uma fonte que nunca deixou de jorrar a beleza para os nossos olhos e mentes.
    Assim mais uma vez o cinema, em sua magia de nos fazer, com seus recursos, retornar a outros tempos, é um ponto de partida para o nosso conhecimento.



 CLAUDE MONET

               GEORGES SEURAT               

Nenhum comentário:

Postar um comentário